Untitled


Praia de Pernambuco
16 e 17 de Outubro


Abertura do circuito.

RANKING
OPEN
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
ESTREANTES
FEMININA
MASTER
LONGBOARD

BATERIAS
OPEN
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
ESTREANTES
FEMININA
MASTER
LONGBOARD

CRONOGRAMA


Open
Silvia Winik



Master
Silvia Winik



Longboard
Silvia Winik



Feminina
Silvia Winik



Junior
Silvia Winik



Mirim
Silvia Winik



Iniciantes
Silvia Winik



Estreantes
Silvia Winik



Untitled Jojó de Olivença é o destaque na abertura do Rip Curl Guarujaense de Surf
VETERANO BICAMPEÃO BRASILEIRO PROFISSIONAL LEVOU NA MASTER

Com uma vitória incontestável, somando a maior nota da competição, o veterano Jojó de Olivença foi o grande destaque da etapa inicial do Rip Curl Guarujaense de Surf 2010, que teve as finais neste domingo (dia 17), na praia de Pernambuco, em Guarujá. A competição reuniu 120 surfistas, divididos em oito categorias, e contou com ondas de meio metro e séries boas vindo do fundo.

Enquanto na júnior e mirim, Deivid Silva, Yagê Araújo e Wesley Santos travavam duelos emocionantes, com viradas e resultados distintos no final, Jojó de Olivença não deu espaço para os concorrentes e conseguiu uma pontuação 18,00 na master. As duas ondas, que garantiram notas de 8,5 e 9,5, levaram o público ao delírio. Bicampeão brasileiro em 1988 e 92 e ex-integrante da elite mundial, Jojó derrotou nomes de peso como o santista Jair de Oliveira, tricampeão paulista pro, e Paulo Matos, o primeiro campeão brasileiro na história da Abrasp, em 1987.

Também comemoraram os primeiros lugares Léo Guimarães, na estreantes, Wesley Santos, na mirim, Vitória Tebet, na feminina, Deivid Silva, na júnior, Edgar Groggia, na iniciantes, Luan Xavier na longboard e Wesley Moraes, na open.

Jojó, 43 anos, falou da motivação que tem com as competições. “Está na veia e no meu sangue. Não consigo parar, eu sei do meu potencial e vou continuar sempre”, explicou o surfista, aproveitando para comentar o estilo que usou. “Eu faço o surf convencional. Acompanhei a categoria de base com surf malabarístico, com aéreo e tudo. É bonito, mas não é a minha onda. Eu acho que o convencional ainda vence competições”, afirmou.

Na disputa, Paulo Matos e Jair de Oliveira também deram trabalho, mas não foi o suficiente pra superar Jojó. Tekinho do Tombo terminou em quarto.

Na mirim deu Wesley Santos em uma disputa forte com Yagê Araújo, o supercampeão do Circuito em 2009. O seu principal adversário, Deivid Silva, novo campeão brasileiro da categoria e campeão nacional iniciantes em 2009, não repetiu o desempenho de costume e terminou em quarto. “Me garanti com as batidas e rasgadas”.

Sobre o grande rival, disse: “Eu sempre fico preocupado com o Deivid. Ele tem um bom surf, mas não conseguiu encaixar manobras na bateria”, afirmou.

Mas não demorou para sair a resposta de Deivid. Na final da júnior, o surfista venceu com autoridade, deixando Wesley e Yagê para trás. “Uma categoria acima da minha é sempre mais complicado, mas consegui a vitória. A série de treinos deu resultado”, vibrou.

Vitória Tebet garantiu mais uma conquista. Nome conhecido dos pódios do surf da região, a surfista teve um excelente desempenho e venceu as adversárias.

“Mesmo com um mar difícil, eu consegui pegar uma onda de 7,5 que foi fundamental para a conquista”, festejou.

Outra disputa emocionante foi na longboard. Luan Xavier, que é de Itanhaém e no ano passado já levou o título do Circuito, conseguiu a vitória na contagem regressiva para o término da disputa, com uma nota 8,5, que surpreendeu o público. “Eu precisava de uma nota alta, mas mesmo assim consegui superar a minha meta. Vou continuar os treinamentos para buscar mais esse título”, comemorou.

Na open, Wesley Moraes foi quase perfeito. Conseguiu uma pontuação 16,00 e não deixou com que Caio Faria e Marcelo Santos lhe tirassem a vitória. “A bateria foi de ponta, mas consegui um aéreo e fui até o final da onda”, argumentou.

Edgar Groggia também teve desempenho excepcional e venceu o surfista Victor Bernardo, seu “velho” concorrente na iniciantes. “Estou muito feliz de ganhar em Pernambuco. É uma praia que eu gosto muito. Me senti em Maresias”, declarou.

Na estreantes, a vitória ficou com Léo Guimarães. Na disputa com Victor Mendes, Alisson Mota e Herbert Moreno, o novato conseguiu pegar uma boa direita e saiu vencedor da bateria. “A bateria foi muito equilibrada. Todos tinham condições de acertar uma manobra e virar o placar”, completou.

ETAPA DECISIVA - O Circuito terá a segunda e decisiva etapa nos dias 20 e 21 de novembro na Praia de Pitangueiras, junto ao Morro do Maluf. Ao final do ranking, os campeões voltarão ao mar (exceto a estreantes) e o dono da melhor atuação ganhará uma moto 0k, sendo declarado o supercampeão guarujaense da temporada.

O Rip Curl Guarujaense de Surf 2010 tem o patrocínio da Rip Curl, com organização da Associação de Surf do Guarujá, supervisão da Federação Paulista de Surf e apoios da Prefeitura do Guarujá, através da Secretaria do Esporte e Lazer, Neco Carbone Longbooard, Coconut’s Hot Wave, Nautica Fiberglass, GL Letreiros, Grupo Skygraf do Brasil, Seeds of Sea Surfboards, H-A e BHS Acessórios.