Untitled



Parque Municipal Roberto Clemente Santini, Quebra Mar
11 e 12 de Novembro


O surfe nos JAI 2010.

Class.CIDADES


BATERIAS
OPEN
LONGBOARD
FEMININA

CRONOGRAMA


Escolha a Estatística
Choose the Stats


Untitled Cidades do Litoral Norte dominam os títulos do surf nos Jogos Abertos do Interior, em Santos
Resultados finais, veja ao lado

As cidades do Litoral Norte do Estado dominaram os títulos do surf nos Jogos Abertos do Interior, em Santos. Nesta sexta-feira (dia 12) foram realizadas as finais individuais em boas ondas de mais de um metro, junto ao Parque Municipal Roberto Mario Santini, o famoso Quebra-Mar.

Ubatuba, uma das cidades que mais vive o surf no País, levou o título geral e também as medalhas de ouro na open, com Lucas Santos, e na feminina, com Vitória Pereira. São Sebastião levou o outro ouro, na longboard, os pranchões, com Carlos Bahia.

Nas três decisões, disputas acirradas, com direito a virada na última onda na feminina. Já na longboard e open, as brigas ficaram mesmo pelas outras medalhas, já que Lucas Santos e Carlos Bahia foram bem superiores em suas baterias. “Tivemos disputas de alto nível. Temos de agradecer à AntiQueda e à Sthill, que decidiram apoiar o evento para colocar o surf nos Jogos Abertos”, afirmou Marcos Bukão, diretor técnico da competição.

PRIMEIRA - A primeira medalha de ouro saiu para a categoria feminina. Aos 16 anos, Vitória Pereira honrou o nome da família - é sobrinha do ex-profissional Tadeu Pereira, com quem aprendeu a surfar. Na final, Simone Nunes, 31 anos, atleta de Peruíbe, estava na frente, mas a ubatubense garantiu a virada na onda decisiva. Vitória Tebet, outro talento da nova geração e defendendo Guarujá, ficou com o bronze.

“Fiquei muito feliz com essa vitória, essa medalha, ainda mais representando toda a minha cidade”, vibrou a medalha de ouro. “Surf depende também da onda. E ela teve sorte de achar uma boa onda e virar. Faz parte e fico feliz por voltar com uma medalha para Peruíbe”, falou Simone.

Depois, foi a vez dos pranchões. Sem o talento local, Leco Salazar, que perdeu na semifinal, o grande destaque foi mesmo Carlos Bahia, campeão brasileiro profissional em 2006 e paulista em 2008. Na bateria, ele garantiu uma nota 7,83 pontos, e depois disparou com um nove, somando 16,83 pontos de 20 possíveis.

Com o ouro nas mãos de Bahia, a disputa ficou pela prata. Augusto Olinto, de Ubatuba, assumiu o segundo lugar no meio da bateria e manteve a posição até o final, deixando Jonas Lima, de Itanhaém, com o bronze, seguido de Rodney Costa, de Guarujá.

“Esse ouro foi muito importante, porque o surf é forte em São Sebastião. Aqui em Santos tenho boas recordações. Foi onde ganhei meu primeiro dez e sempre surfei bem”, afirmou Carlos Bahia, 27 anos, que também dividiu a tarefa de chefe de equipe. “Trouxemos uma molecada, formada na Cidade, e só eu de profissional. Fizemos um ótimo papel”, complementou.

OPEN - Na última disputa de medalhas do dia, o dono da festa foi Lucas Santos, apresentando um surf radical do início ao fim, na open. Assim como Bahia, ele foi melhorando a cada onda, garantindo um 7,77 e um 8,33, para somar 16 pontos. Novamente, a disputa ficou pela prata e, desta vez, mais acirrada ainda e definida somente nas últimas ondas de Willian Marroco, defendendo Peruíbe, e Maxsswel Ribeiro, de Praia Grande.

Willian estava na frente, melhorou sua pontuação, e Maxsswell precisava tirar 5,75 pontos para virar e garantiu 6,10, para ficar com a prata. Gustavo Araújo, também de Ubatuba, terminou na quarta posição.

Campeão paulista júnior em 2009 e vice este ano, Lucas Santos festejou a nova conquista. “Poder representar bem a minha cidade foi sensacional. Ubatuba tem vários nomes fortes, como o Renato Galvão, e eu fui um dos convidados. Foi uma honra e fiz a minha parte”, destacou o medalha de ouro na open.

Com dois ouros, uma prata e ainda um quarto lugar (garantindo todos os atletas nas finais), Ubatuba terminou a classificação geral em primeiro lugar. Praia Grande ficou com o vice e Itanhaém, com o terceiro. Coincidentemente as únicas três cidades que terminaram o primeiro dia de disputas com 100% de aproveitamento.

No total, foram 59 surfistas de 19 cidades inscritas. “Ficamos felizes, porque tudo deu certo. A Prefeitura, inclusive, elogiou a organização das disputas, com horários respeitados”, informou Carlos Carmelo, que teve a iniciativa de incluir o surf nos Jogos Abertos.

O surf nos Jogos Abertos do Interior teve os patrocínios da AntiQueda e Sthill, apoios do Sistema A Tribuna de Comunicação, FMA Notícias, Federação Paulista de Surf, Quebra-Mar Surf Club e Associação Santos de Surf. Realização da Prefeitura Municipal de Santos e Governo de São Paulo.

QUADRO DE MEDALHAS
OPEN
Ouro – Lucas Santos – Ubatuba
Prata – Maxsswell Ribeiro – Praia Grande
Bronze – Willian Marroco – Peruíbe

LONGBOARD
Ouro – Carlos Bahia – São Sebastião
Prata – Augusto Olinto – Ubatuba
Bronze – Jonas Lima – Itanhaém

FEMININA
Ouro – Vitória Pereira – Ubatuba
Prata – Simone Nunes – Peruíbe
Bronze – Vitória Tebet – Guarujá

CIDADES
1 Ubatuba
2 Praia Grande
3 Itanhaém
4 Peruíbe

CONTEÚDO, OBJETIVIDADE, DINAMISMO
FMA NOTÍCIAS - FÁBIO MARADEI (MTB 22.214)
TELEFONES: (13) 8128.9529 - 7809.4396 - ID 90*8674
E-MAIL: contato@fmanoticias.com.br
SITE: www.fmanoticias.com.br – www.twitter.com/fabiomaradei