Untitled


Quebra Mar, Santos
3 de Agosto


CRONOGRAMA

BATERIAS
OPEN
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
FEMININA
MASTER
GRAN MASTER
LONGBOARD
STAND UP

RANKING
OPEN
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
FEMININA
MASTER
GRAN MASTER
LONGBOARD
STAND UP


Emerson Cortez
crédito Ivan Storti



Untitled Renato Wanderley fatura Stand-Up na 3ª etapa do Hot Water de Surf
COMPETIÇÃO ACONTECEU NAS ONDAS DO QUEBRA-MAR, EM SANTOS

Uma das modalidades que vem ganhando cada vez mais espaço nas ondas, a categoria stand-up (surf com remos) voltou a ser destaque no Hot Water de Surf, que teve a terceira etapa do ranking nesta terça-feira (dia 3), no Quebra-Mar, em Santos. A competição, patrocinada pela Rip Curl, vale pelo ranking santista e é realizada em período de espera pelas melhores condições do mar. Depois de um mês aguardando um ‘swell’, a prova foi realizada em ondas de um metro e meio, com formação variando de boa pela manhã a regular no período da tarde. Mesmo debaixo de chuva, cerca de 80 atletas disputaram a premiação e a pontuação da etapa em nove categorias.

Também garantiram vitórias os santistas Alexandre Felício, na master, Flávio Vieira, na gran master, e Matheus Dutra, na mirim. Os surfistas da vizinha São Vicente comemoraram três vitórias, com Douglas Noronha, na open, Evandro Lima, na júnior e Marcos Corrêa, na iniciantes. A guarujaense Vitória Tebet foi a melhor na feminina e o carioca Caio Teixeira levou na longboard (pranchões).

A stand-up foi uma das atrações. Depois de fazer uma nota 10 na semifinal, a melhor de todo o evento, o líder do ranking, atual campeão santista e brasileiro profissional da modalidade, Leco Salazar, foi para a final como favorito. Ele dominou a bateria até o último minuto, quando Renato Wanderley, vice-líder do ranking e ex-top do Circuito Mundial, conseguiu a virada e ficou com a vitória.

Renatinho precisava de pouco mais de três pontos e pegou a onda faltando menos de um minuto para término, enquanto Leco tentava varar a arrebentação e acabou partindo a prancha ao meio (isso depois de ter seu remo quebrado), eliminando as chances de qualquer reação. “O mar bem difícil, mas estava igual para todos. Consegui virar em cima do Leco no finalzinho, após várias derrotas e estou muito feliz. Agora e partir para a próxima”, declarou Renatinho, que acumula larga experiência em competições e já integrou a elite mundial na pranchinha.

Na open, o vicentino Douglas Noronha ficou com a vitória e subiu para a terceira posição no ranking. Emerson Cortez ficou em segundo na etapa, mas assumiu a liderança do Circuito, já que o rival Alexandre Felício perdeu na semifinal e caiu para o segundo lugar na classificação geral. A final open também marcou a presença de Luke Franco, em terceiro lugar. Já na Master, após ficar em segundo por duas vezes seguidas, Alexandre Felício conseguiu superar Emerson Cortez, numa rivalidade que se tornou um dos destaques do Circuito. “É sempre bom vencer. As condições estavam bem difíceis e não dava para ouvir muito bem a locução, mas felizmente consegui duas boas ondas que garantiram o resultado”, comemorou o vencedor, que continua na vice-liderança do ranking, mas está mais próximo de assumir a ponta.

VIRADA - Na gran master (para surfistas com mais de 45 anos), mais uma virada nos instantes finais da disputa. O líder do ranking Flávio Vieira estava perdendo a bateria para o vice-líder Diniz Iozzi por uma diferença mínima. Ele precisava de apenas 1,5 ponto para virar e conseguiu a onda no final da bateria. “O mar estava difícil. Achei que havia acabado a bateria e peguei uma onda para sair. Felizmente dei uma batida que me rendeu a nota que precisava”, explicou Vieira.

Na mirim, o jovem Matheus Dutra, que compete ainda na iniciante, superou os adversários e venceu a etapa. “O mar estava bem pesado e foi difícil competir com os garotos mais velhos, mas consegui pegar umas boas ondas intermediárias e me dei bem”, contou Matheus, comemorando sua primeira vitória em uma competição. Entre os iniciantes o campeão foi Marcos Correa, de São Vicente, que figura entre as promessas do surf na região. “Só tenho a agradecer o apoio do meu pai e dos meus patrocinadores. Estou feliz”, comentou. Na disputa das meninas, Julia Santos, de São Vicente, dominou a bateria, mas guarujaense Vitória Tebet conseguiu virar nos momentos finais. “Foi bem mais difícil dessa vez, pois eram seis atletas disputando e estava muito frio. Tinha altas ondas, as meninas surfaram bem, por isso estou muito feliz”, destacou a líder do ranking.

Na Junior, mais um vicentino levou o caneco. Evandro Lima, que voltou afiado de sua primeira surf trip internacional ao Havaí, não deu chances aos adversários e dominou a final. “Estou muito feliz. A bateria foi bem disputada e as condições fizeram os atletas dar o máximo de si”, disse Evandro. Na Longboard, quem se deu bem foi o carioca Caio Teixeira. “Foi a primeira vez que competi aqui no Quebra-Mar. Consegui me inscrever na última hora e achei muito legal. Dedico essa vitória à galera que me recebeu muito bem”, vibrou o carioca, que superou o santista Fabiano Amorim. Já o atual bicampeão santista, Leco Salazar, ficou na quarta colocação.

O Hot Water de Surf 2010 terá cinco etapas, todas no Quebra-Mar, com um dia de disputas e período de espera por melhores condições de onda. Os surfistas voltam a se reunir em outubro e a decisão será em novembro. O Hot Water de Surf é uma realização da Associação Santos de Surf, com o patrocínio da Rip Curl, apoio da Prefeitura Municipal de Santos e a supervisão da Federação Paulista de Surf.


CONTEÚDO, OBJETIVIDADE, DINAMISMO
FMA NOTÍCIAS - FÁBIO MARADEI (MTB 22.214)
TELEFONES: (13) 8128.9529 - 7809.4396 - ID 90*8674
E-MAIL: contato@fmanoticias.com.br
SITE: www.fmanoticias.com.br – www.twitter.com/fabiomaradei