Untitled


Praia de Pernambuco, Guarujá
20 e 21/Agosto


Veja a galeria de fotos do evento

BATERIAS
OPEN
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
ESTREANTES
FEMININA
LONGBOARD
MASTER

CRONOGRAMA

RANKING
OPEN
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
ESTREANTES
FEMININA
LONGBOARD
MASTER


Untitled
Favoritos confirmam vitórias neste domingo na abertura do Rip Curl Guarujaense de Surf na Praia de Pernambuco
Edgar Groggia é destaque com vitórias em duas categorias

Os favoritos confirmaram vitórias na abertura do Rip Curl Guarujaense de Surf 2011, encerrada neste domingo (21), na Praia de Pernambuco, em Guarujá, debaixo de chuva e temperatura média de 11 graus. Edgard Groggia foi o grande destaque e venceu nas categorias júnior e mirim. A competição que reuniu 110 surfistas, divididos em oito categorias, contou com ondas de até um metro e meio e boas séries vindas do fundo.

Uma disputa de alto nível marcou a final da categoria júnior. Com a maior pontuação do dia, Edgard Groggia conseguiu completar um tubo e emendou uma rasgada no final da manobra para conquistar a vitória na contagem regressiva. Yagê Araújo, Ricardo Lima e Gabriel André completaram o pódio com aéreos e backsides.

Edgard Groggia também venceu na mirim e num duelo emocionante com Gabriel André, aplicou backside, rasgadas e um aéreo para alcançar a vitória. Na regressiva, Gabriel conseguiu uma nota 4,10, mas não foi o suficiente para virar o placar. “Na júnior eu precisava de uma nota maior e consegui o tubo no finalzinho”, falou Edgard.

O surfista, que venceu também a primeira etapa do A Tribuna de Surf Colegial, se prepara agora para o Brasileiro Amador, que será disputado em outubro. Este é mais um sonho do surfista, que compete profissionalmente desde os seis anos. "Quero muito entrar no Circuito Mundial (WT), quem sabe?", avisou o atleta.

Também comemoraram os primeiros lugares Eduardo Motta, na estreantes; Vitória Tebet, na feminina; Vitor Mendes, na iniciantes; o experiente Jojó de Olivença, na master; Adriano Lima, no longboard; e Yagê Araújo na open.

Na categoria estreantes, a vitória ficou com Eduardo Motta, de apenas nove anos. O novato não deu chances para Nicolas Germano, Guilherme Lima e Ighor Santana e manteve a ponta do início ao fim com boas batidas e rasgadas. “Os moleques estavam surfando muito bem, mas fui feliz e conquistei a minha primeira vitória no Guarujaense”, comentou.

Atual campeã do Circuito, Vitória Tebet dominou sua bateria e conquistou o primeiro lugar incontestável. Com dificuldade para pegar as ondas, Beatriz Costa, Beatriz Souza e Priscila Sanches viram a atual campeã brilhar com cut back, manobra em que o surfista volta na direção contrária da onda e depois retorna na direção normal, além de batidas. “Fiz o feijão com arroz, encaixei uma boa esquerda e tive sorte. O mar estava complicado”, afirmou.

Irmão mais novo de Jessé Mendes, competidor que iniciou a trajetória nas disputas de base do Guarujaense e hoje se destaca no Circuito Mundial, Vitor Mendes teve desempenho excepcional e conquistou a vitória na categoria iniciantes. “O ano está bom para mim. Venci as primeiras etapas do A Tribuna Surf Colegial e Guarujaense. Vou buscar os dois títulos”, destacou.

O veterano Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro e ex-integrante do WCT, conseguiu uma boa pontuação (15.00) e abriu caminho para o bicampeonato municipal, derrotando Rogério Guirra, Alexandre Felício e Jair de Oliveira. “A regularidade na escolha das ondas foi fundamental. Fiz manobras convencionais com precisão e força, sem malabarismo”, ressaltou Jojó.

Experiente no Guarujaense, com dez participações, Adriano Lima, de 25 anos, foi o vencedor do longboard. “Já venci seis etapas em dez anos, mas nunca conquistei o Circuito. Espero acabar com isso este ano. Estou mais confiante, com equipamento bom e tenho tudo para vencer”, contou.

Principal nome do primeiro dia de disputa, Yagê Araújo venceu com autoridade na open. Mandou batidas de backside e aéreo rodando para garantir a vitória. “Foi emocionante e complicadíssimo para vencer esses grandes talentos”, comemorou.

FINAL - Este ano, o Rip Curl Guarujaense de Surf terá duas etapas, com a final na Praia de Pitangueiras (Canto do Maluf), nos dias 8 e 9 de outubro. Na ocasião, os campeões municipais (exceto da estreantes e feminina), voltarão ao mar, numa bateria especial, para definir o Supercampeão. O título especial vale uma moto 0k, oferecida pela Prefeitura Municipal de Guarujá/ Secretaria do Esporte e Lazer. Os campeões das oito categorias também ganharão bolsas de estudo em idiomas da Wizard Idiomas. Além disso, em cada etapa, os finalistas levam como premiação com pranchas, blocos, bicicletas, troféus e kits de produtos da Rip Curl.

O Rip Curl Guarujaense de Surf 2011 tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Guarujá/Secretaria do Esporte e Lazer, com organização da Associação de Surf do Guarujá e supervisão da Federação Paulista de Surf. Apoios da Wizard Idiomas, Neco Carbone Shaper & Designer, Coconuts, Grupo Skygraph, Seeds of Sea, BHS, Náutica Fiberglass e Halt-Amnésia. Realização da Rip Curl.

Rip Curl Guarujaense de Surf 2011 tem início nos dias 20 e 21 na Praia de Pernambuco
Disputa master é atração no Rip Curl Guarujaense de Surf, que tem início sábado e domingo na Praia de Pernambuco

Nomes que já fizeram a história, alguns deles destaques no cenário mundial e donos de títulos brasileiros, estarão entre as atrações na abertura do Rip Curl Guarujaense de Surf 2001, nestes sábado e domingo (20 e 21), na Praia de Pernambuco, em Guarujá. O Circuito define os campeões municipais em oito categorias, tendo como grande momento a definição do ‘Supercampeão’, valendo uma moto, oferecida pela Prefeitura Municipal de Guarujá/ Secretaria do Esporte e Lazer.

Na master, nomes como Jojó de Olivença, que defende o título municipal, os irmãos Paulo e Neto Matos, Will Amaro, Tekinho do Tombo e Kias de Souza estão entre os cotados. Bicampeão brasileiro em 1988 e 92 e ex-integrante da elite mundial, Jojó segue firme como competidor master. “Está na veia e no meu sangue. Não consigo parar, eu sei do meu potencial e vou continuar sempre”, explica o surfista, que desenvolve um trabalho exemplar em Guarujá, O Projeto Ondas Surf e Cidadania.

Há 10 anos instalado na Praia da Enseada, Jojó já ultrapassou fronteiras e este ano esteve, inclusive, na Nigéria. Recentemente também atuou no nordeste do Brasil. O objetivo é atuar na prevenção e formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, visando promover a cidadania, desenvolvimento social e a integração com a família com o surf e aulas educacionais.

Também estarão em disputa no Rip Curl Guarujaense de Surf as categorias open, júnior, mirim, iniciantes, estreantes, feminina e longboard. As inscrições devem ser feitas no palanque fixo da Praia do Tombo, das 14 às 18h. A taxa é de R$ 60,00, com direito a uma camiseta promocional ao evento.

Os atletas também deverão entregar, obrigatoriamente, um quilo de alimento não perecível, na hora da retirada da lycra de competição. Todo o mantimento arrecadado será doado a entidades assistenciais nas regiões da Praia do Pernambuco e Centro de Guarujá. Mais informações pelos telefones (13) 9101.8367, com Roley, 8132.1403, com Ivo Donatelli, e 9721.8382, com Paulinho.

O Rip Curl Guarujaense de Surf 2011 tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Guarujá/Secretaria do Esporte e Lazer, com organização da Associação de Surf do Guarujá e supervisão da Federação Paulista de Surf. Apoios da Wizard Idiomas, Neco Carbone Shaper & Designer, Coconuts, Grupo Skygraph, Seeds of Sea, BHS, Náutica Fiberglass e Halt-Amnésia. Realização da Rip Curl.

Rip Curl Guarujaense de Surf 2011 tem início nos dias 20 e 21 na Praia de Pernambuco
PELO TERCEIRO ANO, MARCA PATROCINA O IMPORTANTE CIRCUITO, QUE TERÁ 1 MOTO PARA O SUPERCAMPEÃO

Pelo terceiro ano consecutivo a Rip Curl será a patrocinadora oficial do Circuito Guarujaense de Surf Amador. O campeonato terá duas etapas e começa nos dias 20 e 21 deste mês, na Praia de Pernambuco. Novamente, serão oito categorias em disputa, tendo como grande atrativo a definição do ‘Supercampeão’, valendo uma moto, oferecida pela Prefeitura Municipal de Guarujá/ Secretaria do Esporte e Lazer.

A disputa especial será feita na 2ª e decisiva etapa, dias 8 e 9 de outubro, na Praia de Pitangueiras (Canto do Maluf), com os campeões municipais – exceto da estreantes e da feminina – voltando ao mar numa bateria especial de 30 minutos. Os campeões das oito categorias também ganharão bolsas de estudo em idiomas, oferecidas pela Wizard Idiomas. Além disso, em cada etapa, os finalistas levam como premiação com pranchas, blocos, bicicletas, troféus e kits de produtos da Rip Curl.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (15) e devem ser feitas no palanque fixo da Praia do Tombo, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, sendo que até quarta-feira a prioridade é para os atletas residentes em Guarujá. A taxa é de R$ 60,00, com direito a uma camiseta promocional ao evento.

Os atletas também deverão entregar, obrigatoriamente, um quilo de alimento não perecível, na hora da retirada da lycra de competição. Todo o mantimento arrecadado será doado a entidades assistenciais nas regiões da Praia do Pernambuco e Centro de Guarujá. Mais informações pelos telefones (13) 9101.8367, com Roley, 8132.1403, com Ivo Donatelli, e 9721.8382, com Paulinho.

Estarão em disputa as categorias open, júnior, mirim, iniciantes, estreantes, feminina, master e longboard. “A realização da disputa do supercampeão já é tradição no Circuito Guarujaense e garante emoção até o final do Circuito. Se torna uma grande motivação pelo prêmio especial”, destaca o diretor executivo da Associação, Ricardo Simonian, o Rolley.

“Guarujá sempre revelou grandes nomes ao surf mundial e sabemos da importância do Circuito Municipal na formação dos novos talentos. Por isso, damos atenção especial às categorias de base, mas sem deixar de lado aqueles que já batalharam muito, como os masters”, acrescenta o presidente da entidade, Paulo Gonçalves, o Paulinho.

Para Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil, investir no Circuito Guarujaense representa valorizar o surf brasileiro. “Este é um campeonato muito bem organizado, formador de talentos e que sempre revelou novos valores. Nossa expectativa é de grandes disputas, até pelos picos escolhidos para as disputas”, afirma Fernando.

Ele também reforçou que a Rip Curl tem sua sede na América do Sul justamente em Guarujá, na Praia da Enseada, criando ainda mais identidade com o Circuito. “A Rip Curl, por ter sua operação no Brasil na cidade de Guarujá, aposta no Rip Curl Guarujaense como plataforma de aproximação e colaboração com a comunidade local”, afirmou.

“Esse será o terceiro ano que a Rip Curl patrocina o circuito municipal amador da cidade e nosso compromisso com os surfistas locais e com as ações socio-ambientais, como arrecadação e doação de alimentos não perecíveis a instituições carentes da região, conscientização ambiental durante as etapas do circuito, além das bolsas de estudos que ajudam no desenvolvimento pessoal dos atletas, refletem nosso compromisso com a comunidade”, garantiu Fernando.

SUPERCAMPEÃO - O título de supercampeão foi criado em 2002, com Rodrigo Silva sendo o primeiro vitorioso. No ano seguinte, Ricardo Silva comemorou a conquista. Em 2004 quem superou os outros campeões foi Leonardo Oliveira. Já em 2005, Ricardo Silva repetiu a dose. Em 2006, o dono da festa foi Magno Pacheco.

Depois, Emerson Silva faturou duas motos seguidas, em 2007 e 2008, mesmo ano que se sagrou campeão estadual. Em 2009, que saiu de moto da praia foi o baiano de Itacaré, radicado em Guarujá, Yagê Araújo, com apenas 15 anos. Já no ano passado, Wesley Moraes levou a melhor, tendo também como destaque Victor Bernardo.

Wesley Moraes foi o campeão da categoria open, enquanto que Victor Bernardo faturou a mirim e a iniciantes. Deivid Silva, outro grande nome da Cidade, ergueu a taça da júnior. Na estreantes, Victor Mendes sagrou-se o melhor do Circuito. Já na feminina, mais um caneco para Vitória Tebet. Daniel Farias foi o número 1 da longboard, enquanto que entre os masters, título merecido para o baiano Jojó de Olivença, entre tantas feras, como Paulo Matos e Kias de Souza.

O Rip Curl Guarujaense de Surf 2011 tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Guarujá/Secretaria do Esporte e Lazer, com organização da Associação de Surf do Guarujá e supervisão da Federação Paulista de Surf. Apoios da Wizard Idiomas, Neco Carbone Shaper & Designer, Coconuts, Grupo Skygraph, Seeds of Sea, BHS, Náutica Fiberglass e Halt-Amnésia. Realização da Rip Curl.


CONTEÚDO, OBJETIVIDADE, DINAMISMO
FMA NOTÍCIAS - FÁBIO MARADEI (MTB 22.214)
TELEFONES: (13) 8128.9529 - 7809.4396 - ID 90*8674
E-MAIL: contato@fmanoticias.com.br
SITE: www.fmanoticias.com.br – www.twitter.com/fabiomaradei br clear=all>