Silverbay CBSurf Junior Tour 2020


19 e 20/Novembro
Itamambuca, Ubatuba


RANKING
CRONOGRAMA
BATERIAS DA ETAPA
BATERIAS ORIGINAIS
  • MASCULINO SUB 18
  • FEMININO SUB 18
  • MASCULINO SUB 16
  • FEMININO SUB 16
  • MASCULINO SUB 14
  • FEMININO SUB 14
  • Notícias do evento

    Informes jornalísticos, notas oficiais e releases do dia-dia.

    Definidos os novos campeões do CBSurf Júnior Tour 2020 e Sophia Medina, Caio Costa, Sophia Gonçalves e Murillo Coura comemoram conquistas

    FEDERAÇÃO PAULISTA DE SURF LEVA O TÍTULO POR EQUIPES COM O CANCELAMENTO DA 3ª ETAPA

    Estão definidos os campeões do Silverbar apresenta CBSurf Júnior Tour 2020, o Circuito Brasileiro de Surf nas categorias de base. Sophia Medina e Caio Costa ficaram com os títulos da sub18 e da sub16 (onde também comemoraram os bicampeonatos), enquanto que Sophia Gonçalves e Murillo Coura levaram na sub14. Em comum, os quatro atletas moram e treinam na Praia de Maresias, em São Sebastião/SP.

    Eles terminaram a 2ª etapa, realizada em Ubatuba/SP, na liderança das categorias e com o cancelamento da 3ª e última disputa, marcada inicialmente para os dias 26 e 27 de dezembro, em Natal/RN, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) oficializou as conquistas. Ficaram válidos, portanto, os resultados em Itacaré/BA, em março, e Ubatuba, em novembro. Com a decisão, também foi definido o ranking por estados e a Federação Paulista de Surf levou mais um título por equipes.

    O presidente da Confederação Brasileira de Surf, Adalvo Argolo, deu os parabéns aos campeões e destacou o nível técnico forte do Circuito e os esforços para a realização das etapas nessa retomada do surf, diante da pandemia do Covid-19. "Com certeza, estamos muito bem representados por esses atletas, que demonstraram nas ondas muita qualidade. Parabéns a todos e também aos outros surfistas que chegaram bem no ranking e engradeceram ainda mais essas conquistas. Parabéns às federações e aos nossos patrocinadores. Foi uma união que tornou esse sucesso", falou.

    "Infelizmente, não teremos a terceira etapa, mas foi uma decisão atendendo a muitos pedidos de federações e atletas, porque a única data disponível se tornou difícil em questão de hospedagem e viagem. Tentamos, ao máximo, adequar todos os nossos eventos, diante da pandemia do Covid-19. Conseguimos realizar, nessa retomada do surf, a etapa de Ubatuba, com muito sucesso, nível excelente e seguindo os protocolos de segurança. Também já fizemos duas do CBSurf Pro Tour, que teremos a final em Salvador. Estamos batalhando ao máximo para garantir campeonatos bem organizados para fomentar o surf", completou.

    BICAMPEÕES - Os atletas ficaram felizes com as conquistas. Sophia Medina garantiu 100% de aproveitamento na sub16, onde foi bicampeã, e assumiu o primeiro lugar na sub18, com a vitória em Ubatuba, barrando o tri de Júlia Duarte, do Rio de Janeiro. "É uma sensação de satisfação garantir dois títulos por todos os treinos durante o ano, todos os dias na água me dedicando e sempre com foco nos meus objetivos. Graças a Deus teve essas etapas durante o ano para poder mostrar os resultados da minha preparação e só tenho que agradecer a Deus pelas vitórias", disse a irmã caçula do bicampeão mundial Gabriel Medina.





    Caio comemorou o bicampeonato na sub16, mantendo a ponta, mesmo parando na semifinal em Ubatuba. Já na sub18, passou para o primeiro lugar com a vitória. "Fiquei muito feliz com a notícia, pois treinei muito com o meu técnico Alex Leco pra alcançar esses objetivos. Conquistar o título brasileiro em duas categorias na mesma temporada não é fácil, pois o nível está muito alto. Ainda conquistar na categoria acima, que é a sub18, foi excelente", vibrou.


    "Esse ano foi tudo bem difícil para todos, mas o Leco me ajudou muito a manter o foco para usar isso a nosso favor e poder treinar mais e me preparar melhor ainda. Essa conquista foi fruto de dedicação e trabalho junto à minha equipe, que acredita muito no meu potencial", acrescentou.





    Sophia Gonçalves também comemorou muito o seu primeiro título brasileiro, ao chegar nas finais das duas etapas. De quebra, ainda foi vice-campeã brasileira na sub16 e quinta colocada na sub18, mostrando futuro garantido. "Eu quero agradecer a Deus, à minha família, aos meus amigos e a todos que torceram por mim. Estou muito feliz, ainda mais nesse ano que foi difícil, de muito processo, aprendizado e experiência, finalizando meu último ano de sub 14 com a sensação de dever cumprido", agradeceu.





    Murillo Coura garantiu o caneco com dois segundos lugares. "Foi um ano difícil de pandemia, mas consegui sempre treinar e estou muito feliz com esse título muito importante para o começo da carreira de qualquer atleta. Queria ter mais campeonatos para poder manter o ritmo, mas quando teve, deu tudo certo. Esse título foi fruto de muita luta, muita dedicação", ressaltou o atleta.





    Por equipes, São Paulo venceu as duas etapas. Em Ubatuba, o domínio foi total, levando as seis vitórias individuais, duas com Sophia Medina, uma com Caio Costa, mais duas com Ryan Kainalo, na sub14 e sub16, e outra com Nairê Marquez, na sub14. "Esse novo título confirma que o trabalho de base feito no nosso circuito paulista gera resultados. Tivemos inúmeros exemplos como o Adriano de Souza e o Gabriel Medina, por exemplo, que começaram no nosso campeonato e chegaram aos títulos mundiais. Essa conquista do CBSurf Júnior Tour nos dá mais motivação para seguir o trabalho", garantiu o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva.




    No site da CBSurf estão disponibilizados os rankings completos de cada categoria - https://cbsurf.org.br/ranking-junior-2020/.




    RANKING FINAL DO CBSURF JÚNIOR TOUR 2020
    CATEGORIA SUB18 MASCULINA
    1 Caio Costa - SP - 1.730
    2 Cauã Costa - RJ -1.555
    3 Mateus Sena - RN - 1.470
    4 Kauan Hanson - PB - 1.060

    CATEGORIA SUB18 FEMININA
    1 Sophia Medina - SP - 1.860
    2 Júlia Duarte - RJ - 1.590
    3 Maju Freitas - RJ - 1.450
    4 Nairê Marquez - SP - 1.340

    CATEGORIA SUB16 MASCULINA
    1 Caio Costa - SP - 1.610
    2 Guilherme Fernandes - SP - 1.470
    3 Kayki Araújo - SC - 1.165
    4 Rodrigo Saldanha - SP - 1.090

    CATEGORIA SUB16 FEMININA
    1 Sophia Medina - SP - 2.000
    2 Kiany Hyakutake - SC - 1.530
    2 Sophia Gonçalves - SP - 1.530
    4 Nairê Marquez - SP - 1.285

    CATEGORIA SUB14 MASCULINA
    1 Murillo Coura - SP - 1.720
    2 Daniel Duarte - SP - 1.488
    3 Gabriel Guerreiro - BA - 1.340
    3 Pedro Ryan - CE - 1.340

    CATEGORIA SUB14 FEMININA
    1 Sophia Gonçalves - SP - 1.590
    2 Luara Mandelli - SP - 1.500
    3 Maria Eduarda - BA - 1.415
    4 Evelym Kaline - PB - 1.340
    FONTE: CBSURF

    Crédito de fotos: Daniel Smorigo


    Dia decisivo do CBSurf Júnior Tour em Ubatuba teve repeteco, viradas e mar grande

    SOPHIA MEDINA E RYAN KAINALO VOLTARAM A GANHAR E CAIO COSTA TAMBÉM GARANTIU VITÓRIA

    O segundo e último dia do Silverbay apresenta CBSurf Júnior Tour teve repeteco de vitórias, viradas emocionantes nos momentos decisivos e mar grande, com ondas de 1,5 metro nesta sexta-feira (20), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. Assim como no primeiro dia, os paulistas dominaram todas as vitórias, com Sophia Medina ganhando na sub18 (já tinha levado a sub16), Ryan Kainalo na sub (venceu a sub14) e Caio Costa sendo o melhor na sub18.

    Por equipes, São Paulo venceu com tranquilidade, mantendo os 100% de aproveitamento no Circuito Brasileiro de Base. No ranking, Sophia e Caio, ambos de São Sebastião, saíram de Ubatuba como líderes em duas categorias cada um, sub16 e sub18, dando passos importantes para as vagas para o ISA World Junior Championship. Sophia Gonçalves e Murilo Coura, mais dois talentos sebastianenses também pegaram estrada como os primeiros da classificação na sub14. Curiosamente, os seis moram e treinam na Praia de Maresias.

    Na primeira final do dia, a masculina sub16, Léo Casal dominou praticamente toda a bateria, com notas 7 e 7,15. Ryan garantiu um 7,10 e na última onda conseguiu a virada, com 7,75, garantindo a vantagem de menos de um ponto. O resultado foi anunciado só quando o atleta já estava na areia, depois de criteriosa análise dos juízes.

    "Essa semana está sendo muito boa. Treinei muito durante a quarentena, para quando voltasse, eu estar preparado. Consegui virar no último minuto e fiquei feliz de ser em casa. Vou treinar mais para ir para a última etapa. Não tenho chance de título, por não ter participado da primeira, mas vou tentar outro bom resultado para ficar bem no ranking", falou Ryan, que na mesma Itamambuca levou a sub14 e antes, no Hang Loose Surf Attack, comemorou o seu sétimo título paulista, com o bicampeonato na sub16.

    Na disputa feminina, a atual bicampeã brasileira sub18, a carioca Júlia Duarte começou muito bem, com um 8,25, mas não teve uma boa nota de backup. Sophia Medina, que também disputava a liderança do ranking, virou o resultado na última onda, com um 5,90, superando a atleta do RJ, por só 2 décimos. Ainda na bateria, destaque para Nairê Marquez e Sophia Gonçalves, que disputaram a terceira final em três realizadas na etapa.

    "Eu nem sei descrever o que estou sentindo. É a primeira vez que eu consigo ganhar duas categorias no Nacional, um campeonato onde estão as melhores do País. Para mim, foi o mais importante que já ganhei até agora e estou muito feliz. Ainda nem caiu a ficha que eu ganhei tudo isso, mas é resultado de muito trabalho, esforço e dedicação", falou Sophia, destacando a perseverança de conseguir a virada. "Aprendi isso com o meu pai, tenho o exemplo do meu irmão, de nunca desistir, e mantive a calma", disse a irmã caçula de Gabriel Medina.

    Na última decisão do evento, a masculina sub18, Caio Costa manteve a ponta desde o começo. O também paulista Diego Aguiar, mesmo com a maior nota da bateria, não conseguiu assumir a ponta, ficando em segundo. O paranaense Lucas Catapam foi o terceiro e Kaian Medeiros, do Rio Grande do Norte, o quarto. Com o resultado, Caio passou a liderar também a categoria acima e segue para a última etapa podendo fazer dobradinha.

    "Estou muito contente em vencer na categoria acima da minha. Na sub16 acabei perdendo na semifinal, mas mantive a cabeça erguida e foi para a sub18 focado. Eu consegui manter meus treinamentos na pandemia com o meu técnico, Alex Leco, e por isso que vim bem preparado", destacou.

    O presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério, comemorou duplamente o final da etapa, pelo sucesso da semana de surf em Itamambuca, que também teve o Hang Loose Surf Attack, nos três primeiros dias, e pela nova vitória de SP no Brasileiro, que busca o 13º título no Circuito. "Vencemos as duas etapas, Itacaré e agora aqui de forma maravilhosa. Ficamos felizes em ver esses resultados tão positivos", destacou.

    A terceira e última etapa do CBSurf Júnior Tour 2020 está marcada para dezembro, no Rio Grande do Norte. Agora, as atenções ficam voltadas para a segunda etapa do CBSurf Pro Tour, o Circuito Brasileiro de Surf Profissional, de 25 a 27 deste mês, na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

    O Silverbay apresenta CBSurf Júnior Tour 2020 teve os patrocínios de The Surf Club SCCP, Pró-Ilha, Pena, Surfland Clube e Resort e Neokai Wetsuits. Apoio: ST Blanks, Departamento de Esportes Radicais do Corinthians, Coltex, Teccel. Colaboração da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes. Realização: Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf. Divulgação: Almasurf.

    RESULTADOS OFICIAIS - 20/11/2020

    CATEGORIA MASCULINA SUB18
    1 Caio Costa - SP
    2 Diego Aguiar - SP
    3 Lucas Catapam - PR
    4 Kaian Medeiros - RN
    LÍDER DO RANKING - Caio Costa - SP

    CATEGORIA FEMININA SUB16
    1 Sophia Medina - SP
    2 Júlia Duarte - RJ
    3 Nairê Marquez - SP
    4 Sophia Gonçalves - SP
    LÍDER DO RANKING - Sophia Medina - SP

    CATEGORIA MASCULINA SUB16
    1 Ryan Kainalo - SP
    2 Léo Casal - SC
    3 Heitor Mueller - SC
    4 Yuri Barros - PB
    LÍDER DO RANKING - Caio Costa - SP

    Crédito de fotos: Daniel Smorigo


    Primeiro dia do CBSurf Júnior Tour em Ubatuba tem muita chuva e 3 vitórias paulistas

    SOPHIA MEDINA MANTEVE OS 100%, NAIRÊ MARQUEZ E RYAN KAINALO VENCERAM "EM CASA"

    O primeiro dia do Silverbay apresenta CBSurf Júnior Tour foi de muita chuva, frio e três vitórias paulistas nesta quinta-feira (19), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. A 2ª etapa do ranking brasileiro de categorias de base já teve três finais com Sophia Medina mantendo os 100% de aproveitamento na feminina sub16, e dois talentos locais vencendo na sub14, Ryan Kainalo e Nairê Marquez.

    Além dos vencedores, destaque para outra paulista, Sophia Gonçalves, segunda colocada nas duas finais femininas. Nairê também chegou nas duas decisões e foi terceira na sub16. A competição termina nesta sexta-feira, conhecendo mais três vencedores, na sub16 masculina e nas duas sub18. As disputas têm transmissão ao vivo pela internet, pelo link http://fpsurf.com.br/SilverbayJuniorTour.

    Na feminina sub16, Sophia avançou até a final sempre em primeiro lugar e com a melhor média da categoria. Na final, o placar foi apertado, com uma diferença de menos de um ponto, mas a irmã do bicampeão mundial Gabriel Medina, deu mais um importante avanço para o bicampeonato brasileiro.

    "Foi muito bom ter vencido mais um campeonato aqui. Com certeza, isso é resultado de muito treino e dedicação, na chuva, no frio, no calor. Foi muito divertido surfar ondas boas, com meninas que também evoluíram muito", afirmou Sophia, que venceu a etapa inicial do ranking, em Itacaré, na Bahia, e nessa mesma praia de Itamambuca, venceu essa semana o Hang Loose Surf Attack, garantindo o bicampeonato paulista.

    Sophia Gonçalves e Nairê Marquez voltaram ao mar na sub14 e travaram outro belo duelo com a vitória ficando em casa. Sophia sai de Ubatuba como a nova líder do ranking da categoria. "Acho que nunca competi um Brasileiro em casa e fiquei feliz de ganhar aqui. O mar estava difícil, foi uma batalha realmente, mas foi legal ver esse nível forte", falou Nairê.

    Já sub14 masculina Ryan Kainalo teve um novo duelo com Murilo Coura. Os dois se enfrentaram duas vezes no Paulista nessa semana, também em Itamambuca, com uma vitória para cada um. Apesar de ter a maior nota da bateria final, o surfista de São Sebastião ficou a menos de um ponto do vencedor, mas assegurou a liderança do ranking nacional.

    Ryan, que não competiu em Itacaré, ficou feliz com a vitória na praia onde mora. "Em casa tem um gosto melhor. Não tenho chance de título, porque na primeira etapa eu estava na Austrália, mas estou feliz e com o resultado. Essa semana foi uma semana incrível", disse Ryan, lembrando a conquista de seu sétimo título estadual.

    O Silverbay apresenta CBSurf Júnior Tour 2020 tem os patrocínios de The Surf Club SCCP, Pró-Ilha, Pena, Surfland Clube e Resort e Neokai Wetsuits. Apoio: ST Blanks, Departamento de Esportes Radicais do Corinthians, Coltex, Teccel. Colaboração da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes. Realização: Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf. Divulgação: Almasurf.

    RESULTADOS OFICIAIS - 19/11/2020

    CATEGORIA FEMININA SUB16
    1 Sophia Medina - SP
    2 Sophia Gonçalves - SP
    3 Nairê Marquez - SP
    4 Kiany Hyakutake - SC
    LÍDER DO RANKING - Sophia Medina - SP

    CATEGORIA FEMININA SUB14
    1 Nairê Marquez - SP
    2 Sophia Gonçalves - SP
    3 Alexia Monteiro - SC
    4 Evelym Kaline - PB
    LÍDER DO RANKING - Sophia Gonçalves - SP

    CATEGORIA MASCULINA SUB14
    1 Ryan Kainalo - SP
    2 Murilo Coura - SP
    3 Gabriel Guerreiro - BA
    4 Anuar Chiah - PR
    LÍDER DO RANKING - Murilo Coura - SP

    Crédito de fotos: Daniel Smorigo


    Relação das baterias

    AS BATERIAS DAS CATEGORIAS SUB 18, SUB 16 E SUB 14 ESTÃO DISPONÍVEIS AO LADO

    Aos interessados, as baterias do evento encontram-se nos links abaixo.
    BATERIAS ORIGINAIS

  • MASCULINO SUB 18
  • FEMININO SUB 18
  • MASCULINO SUB 16
  • FEMININO SUB 16
  • MASCULINO SUB 14
  • FEMININO SUB 14
  • BATERIAS PODEM SOFRER SUBSTITUIÇÕES EM FUNÇÃO DE ALTERAÇÕES POR PARTE DE FEDERAÇÕES E/OU INSCRIÇÕES COM PAGAMENTO NÃO CONFIRMADO.

    Marcos Bukão
    Contest Director | ISA


    CBSurf Júnior Tour 2020 tem 2ª etapa em Ubatuba nos dias 19 e 20

    EVENTO NA PRAIA DE ITAMAMBUCA TEM LOTAÇÃO MÁXIMA COM 136 ATLETAS DE 11 ESTADOS

    A retomada dos campeonatos oficiais terá mais um importante compromisso nos dias 19 e 20, novamente em Ubatuba, no litoral paulista, com a 2ª etapa do Silverbay apresenta CBSurf Júnior Tour 2020. O evento na Praia de Itamambuc terá lotação máxima, com 136 atletas de 11 estados, em seis categorias, a sub18, a sub16 e a sub14, ambas na masculina e feminina.

    "As vagas foram preenchidas rapidamente, via federações, e teremos os melhores atletas de base do País competindo no litoral paulista. Assim como ocorreu no CBSurf Pro Tour, também em Ubatuba, a etapa será realizada em dias de semana para evitar aglomerações na praia e seguiremos os protocolos de segurança entre atletas, pais, técnicos e a comissão técnica. Nossa preocupação é com a saúde e o desenvolvimento dos nossos competidores", fala o presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Adalvo Argolo.

    O evento será realizado logo após o Hang Loose Surf Attack, o mais tradicional campeonato de base do País e que define os campeões paulistas com até 18 anos de idade. "Teremos os dois eventos seguidos em Itamambuca, o estadual de segunda a quarta e o Brasileiro quinta e sexta. Será uma semana reunindo o que há de melhor do surf da nova geração brasileira", afirma o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério.

    A etapa inicial do ranking foi realizada no início de março, na Praia da Tiririca, em Itacaré, na Bahia, antes da pandemia do Covid-19. Por equipes, São Paulo venceu em busca do seu 13º título do Circuito. Apesar da primeira colocação geral do time paulista, foram dois representantes do Rio de Janeiro que venceram entre os mais velhos, com Cauã Costa e Maju Freitas.

    Na sub16, o domínio foi paulista, com os atuais campeões Caio Costa e Sophia Medina. Os dois, inclusive, foram os grandes destaques, também chegando na final da categoria acima - ela em segundo lugar e ele em terceiro. Já sub14, Daniel Duarte, mais um talento de SP levou a melhor, e entre as meninas, o primeiro lugar ficou com o paranaense Luara Mandelli. No total, surfistas de nove estados subiram ao pódio em Itacaré.

    Além de Caio e Sophia, outros atletas chegaram em duas finais. A catarinense Kiany Hyakutake foi vice na sub16 e quarta na sub18; a paulista Sophia Gonçalves ficou em terceiro na sub14 e quarto na sub16; Guilherme Fernandes, também de SP, foi segundo na sub16 e quarto na sub14.

    Já por equipes, São Paulo venceu com boa vantagem, somando 6.820 pontos, com Santa Catarina em segundo, com 4.670, Rio de Janeiro com 4.420 e a Bahia "colada", com 4.335. "A expectativa é realizar outro evento de sucesso, como foi com o profissional, e também queremos repetir a vitória por equipes, confirmando o excelente trabalho que sempre fizemos com as categorias de base", diz o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério.

    O Silverbay apresenta CBSurf Júnior Tour 2020 tem os patrocínios de The Surf Club SCCP, Pró-Ilha, Pena, Surfland Clube e Resort e Neokai Wetsuits. Apoio: ST Blanks, Departamento de Esportes Radicais do Corinthians, Coltex, Teccel. Colaboração da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes. Realização: Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf. Divulgação: Almasurf.

    RANKING 2020

    Masculina sub18
    1 Cauã Costa (RJ) - 1.000
    2 Mateus Sena (RN) - 860
    3 Caio Costa (SP) - 730
    4 José Cláudio (PE) - 670

    Feminina sub18
    1 Maju Freitas (RJ) - 1.000
    2 Sophia Medina (SP) - 860
    3 Júlia Duarte (RJ) - 730
    4 Kiany Hyakutake (SC) - 670

    Masculina sub16
    1 Caio Costa (SP) - 1.000
    2 Guilherme Fernandes (SP) - 860
    3 Rodrigo Saldanha (SP) - 730
    4 Sunny Pires (RJ) - 670

    Feminina sub16
    1 Sophia Medina (SP) - 1.000
    2 Kiany Hyakutake (SC) - 860
    3 Kemily Sampaio (SP) - 730
    4 Sophia Gonçalves (SP) - 670

    Masculina sub14
    1 Daniel Duarte (SP) - 1.000
    2 Murilo Coura (SP) - 860
    3 Pedro Ryan (CE) - 730
    4 Guilherme Fernandes (SP) - 670

    Feminina Sub14
    1 Luara Mandelli (PR) - 1.000
    2 Maria Eduarda (BA) - 860
    3 Sophia Gonçalves (SP) - 730
    4 Evelym Kaline (PB) - 670

    Equipes
    1 São Paulo - 1.000
    2 Santa Catarina - 860
    3 Rio de Janeiro - 730
    4 bahia - 670
    5 Ceará - 610
    6 Paraíba - 583
    7 Rio Grande do Norte - 555
    8 Paraná - 528
    9 Pernambuco - 500
    10 Espírito Santo - 488
    11 Sergipe - 475
    12 Pará - 462

    Crédito de fotos: Fabriciano Junior