Maresia Apresenta: CBSurf Pro Tour 2ª etapa

FEMININO DEFINE AS SEMIFINAIS E HOMENS AVANÇAM 12 BATERIAS
Por George Noronha - JP-MTb.: 2808/Ce

Teve início nesta quarta-feira (25) o Maresia Apresenta: CBSurf Pro Tour, 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2020, que rola até sexta-feira (27) nas ondas da Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante, Ceará.

Abrindo os trabalhos tivemos o Round 1 da Categoria Feminino com destaque para a atuação da cearense Ariane Gomes, que entrou na segunda bateria para computar a maior nota e somatório do dia entre homens e mulheres, 8.25 + 8.0, estreando na competição com o pé direito. Ariane coroou o dia o dia conquistando uma das vagas para as semifinais.

"Graças a Deus deu tudo certo. Consegui pegar duas ondas boas logo no começo da bateria. Meu objetivo é chegar na final e representar bem meu Ceará, com foco, força e fé! Vamos em frente com humildade, respeitando todas, mas acreditando que com o apoio da nossa torcida conseguiremos conquistar nossos objetivos", declarou Ariane.

Mas, ela não foi o único destaque entre as mulheres. Juliana Santos-CE, Tainá Hinckel-SC, Isabela Saldanha-SP e Karol Ribeiro-RJ tiveram de surfar muito e avançar 3 rounds para garantir vaga nas semifinais. E por falar em Karol, a representante feminina do surfe brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, foi a única competidora do dia que venceu todas as três baterias que competiu, mostrando que está em grande forma.

Dentre as pré-classificadas que entraram na competição nas quartas-de-final, Yanca Costa venceu sua bateria de estreia, trazendo consigo a carioca, Taís Almeida e de quebra, assumindo a liderança do circuito. Yanca dominou a bateria do início ao fim e mostrou muita determinação para manter a ponta do circuito, conquistada com o vice-campeonato na 1ª Etapa, combinado à ausência de Bianca Macedo, que, até ontem, era a líder do Ranking CBSurf Tour 2020 por ter vencido a etapa de abertura.

Completando as vagas nas semifinais da Feminino Profissional tivemos a carioca Júlia Duarte. Taís Almenida-RJ e Júlia Duarte, respectivamente, 5ª e 7ª colocadas na primeira etapa do CBSurf Tour, seguem na disputa direta com Yanca pela liderança do ranking.

A grande baixa do dia entre as mulheres foi a eliminação precoce da atleta olímpica, Silvana Lima. A cearense iniciou bem a bateria, mas não conseguiu encaixar as manobras e acabou dando adeus prematuramente à competição. Outra baixa foi a da também cearense Larissa dos Santos, que estava na quinta colocação do ranking e também foi eliminada na mesma bateria de Silvana Lima. Com isso as quartas-de-final feminino ficaram assim:
1ª Bateria-Yanca Costa-CE; Ariane Gomes-CE; Karol Ribeiro-RJ e Taís Almeida.
2ª Bateria-Julia Duarte-RJ; Isabela Saldanha-SP; Juliana dos Santos-CE e Taina Hinckel-SC.

MASCULINO - Na sequência foi a vez dos competidores da categoria Masculino Profissional do CBSurf Tour darem seu show. Destaque para as atuações dos surfistas da casa Fábio Silva e Isaías Silva, do paraense Nayson Costa, do paulista Wesley Dantas, do potiguar Alan Jhones e do paraibano Elivelton Santos, este último mais conhecido como Índio Voador. Elivelton fez valer seu codinome mandando vários aéreos na última bateria do dia para igualar o maior score atingido hoje, conquistado pela cearense Ariane Gomes, 8.25, arrancado nos últimos minutos da bateria.

*CRONOGRAMA DO SEGUNDO DIA (26 /11) - O segundo dia de competição está programado para iniciar as 8h da manhã com as duas baterias das semifinais da Categoria Feminino Profissional. A liderança do circuito já estará sendo disputada nessas duas baterias o que já garantirá uma dose a mais de emoção para as duas baterias iniciais do segundo dia de competição.

Na sequência rolam as baterias do Masculino Profissional, da 13ª à 24ª bateria. E às 12h40 teremos a grande final da Categoria Feminino. Concluindo os trabalhos do segundo dia teremos as 12 baterias do 2º Round do Masculino.

O líder do Circuito, o paulista Marcos Corrêa, compete na nona bateria do Round 2. Também estão confirmados no segundo dia de competição nomes de peso como Wiggolly Dantas (terceiro colocado na etapa inicial), Alejo Muniz, Ian Gouveia e Heitor Alves, todos ex-CT, Samuel Pupo, o atual Campeão Brasileiro, Artur Silva, que compete em casa e naturalmente, com o grande apoio da torcida e o alagoano Amando Tenório, que chega embalado pela conquista do Circuito Cearense de Surfe Profissional vencido por ele no último dia 23 nessas mesmas ondas da Praia da Taibinha.
*CRONOGRAMA SUJEITO A ALTERAÇÕES

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Novamente, a etapa do CBSurf Tour é marcada pela valorização às ações em prol da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, com as camisas de competição - usadas para identificar os atletas no mar - feitas com tecido desenvolvido a partir da reciclagem de garrafas pet, que são reduzidas a fios para a produção do tecido. A iniciativa é da Silverbay, em parceria com a Coltex, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental gerado por seus produtos, usando matérias primas mais conscientes para o planeta.

PROTOCOLOS DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEDIDAS DE PREVENÇÃO - O Maresia apresenta CBSurf Pro Tour 2020 está seguindo rigorosamente todos os protocolos preconizados pelas autoridades sanitárias e de saúde. Assim como ocorreu na etapa inicial, em Ubatuba-SP, o evento está sendo realizado em dias de semana, para evitar aglomerações na praia, devido à pandemia do coronavírus. Medidas de prevenção estão sendo adotadas, com um protocolo de segurança, que deverá ser cumprido por todos os surfistas, técnicos, acompanhantes e membros do staff técnico. Até mesmo as lycras de competição estão sendo sanitizadas a cada bateria, além da exigência do uso de máscaras por todos que estejam em qualquer uma das partes das estruturas do evento.

TRANSMISSÃO AO VIVO - Todas as baterias, bem como o cronograma (sujeito a alterações, de acordo com as condições do mar) estão disponíveis no link cbsurf.org.br/baterias-do-cbsurf-pro-tour. Você também pode acompanhar a Transmissão Ao Vivo através do Canal da CBSurf no You Tube e também no link: http://fpsurf.com.br/CBSurfProTour .

O Maresia Apresenta: CBSurf Pro Tour 2020 conta com o Patrocínio do Governo do Estado do Ceará. Apoio: Governo de São Gonçalo do Amarante, Revista Beach Show, Orbe Telecom, Pousada Taíba Inn, Pousada da Taíba e Pousada Arco Mundial. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará, Top 16 Marketing Esportivo e CBSurf.

George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce
W. Noronha Comunicação Ltda.
CNPJ: 11.386.233/0001-90
+55 85 99685.1000-Tim/WhatsApp
+55 85 98762.1363-Oi
http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/
FOTOS: Lima Jr