JOGOS ABERTOS DO INTERIOR
Marcos Bukão em Mon, Oct 4, 2010 - 18:00:28
O SURF ESTARÁ PRESENTE EM SANTOS

Está confirmada a participação do Surf em uma das mais importantes competições multi esportivas do Brasil.
Juntamente com o Triatlon, Vela, Tamboréu, Polo Aquatico, Badminton e Canoagem, o Surf estará presente como modalidade extra nos Jogos Abertos do Interior ( JAI ) uma competição que existe desde 1936, reunindo centenas de cidades do Estado de São Paulo e contando com milhares de atletas.
Como modalidade extra, embora não contando pontos para a classificação geral por cidades o surf estará inserido totalmente nos jogos no que diz respeito a premiação padronizada, protocolos de realização, direitos dos atletas, formas de participação, etc., sem contar com uma divulgação massiva pela mídia de todo estado.
O formato utilizado para o surf será bastante semelhante ao já anteriormente utilizado nos Jogos Regionais de Ubatuba e nos Jogos Abertos da Praia Grande onde cada cidade poderá competir com dois atletas no masculino, duas atletas no feminino e um no longboard. Não existe nenhum tipo de restrição com relação a idade ou status amador/profissional. Também uma cidade poderá convidar ou contratar surfistas de outras cidades para representá-la.

A única condição para inscrição é que seja feita por intermédio da Prefeitura da cidade interessada através de sua Secretaria de Esportes.

Naturalmente a indicação dos representantes de cada cidade deverá partir de suas respectivas associações municipais quando existirem, mas a inscrição propriamente dita deverá ser feita pelas prefeituras.
Todas as modalidades extras deverão apresentar suas listagens à organização dos JAI no dia 16 de outubro.

Maiores informações podem ser obtidas pelo site oficial da competição :
www.santos.sp.gov.br/jogosabertos

Os JAI acontecerão em Santos no período de 2 a 14 de novembro, sendo que o surf será disputado no Parque Municipal Roberto Santini ( Quebra Mar ) com um período de espera que vai se estender dos dias 6 a 12 de novembro.
O campeonato em princípio será disputado em dois dias num sistema de Double Elimination ( repescagens ), mas de acordo com as condições de onda e de atletas participantes poderá ser condensado em apenas um dia.
A concretização da participação do Surf está sendo possível não só pela iniciativa da Prefeitura de Santos e da Organização dos JAI que abriram as portas para isso pudesse acontecer como também devido ao esforço de toda comunidade do surf de Santos, que uniu suas forças para que este objetivo pudesse ser alcançado.
O responsável pela coordenação da competição de surf junto a Prefeitura de Santos e junto a Organização dos JAI será o Prof. Carlos Carmelo Alves, que também é responsável pelo setor de esportes radicais do Parque Municipal Roberto Santini.
A Associação Santos Surf também está apoiando o evento, e será responsável juntamente com a Federação Paulista de Surf pela indicação dos juízes e staff de praia que atuarão no evento assim como na indicação dos atletas que irão compor a equipe da cidade de Santos.
Uma vez que a organização dos JAI não destina verbas para as modalidades extras assim como não há receita com inscrições, que são gratuitas, foi fundamental a participação e a parceria com o grupo “A TRIBUNA“, ANTIQUEDA e STHILL que “abraçaram” a idéia e entrarão como patrocinadores da modalidade possibilitando sua realização, assim como a “SURF STORE“ que irá promover uma demonstração de corrida de Stand Up durante o evento.
Fica agora o recado, o apelo e o convite para surfistas e associações de surf das cidades do litoral paulista assim como de outras cidades que amem o surf, que tenham surfistas ou interesse em convidar atletas desta modalidade para que procurem as Secretarias de Esportes de seus municípios, formem suas equipes e participem de um dos eventos esportivos multidisciplinares mais tradicionais e importantes do Brasil. Será muito importante que todas as Associações Municipais filiadas a FPS façam sua parte indicando seus atletas para suas Prefeituras e não deixem que suas cidades fiquem sem participar.
Quebra Mar - crédito: Ivan Storti