Untitled
Hotsite
Maresias, São sebastião
22 a 30/Outubro


Foto na animação:
Sapinus, Tahiti
Waterman League

BATERIAS - Heats
TRIALS
Main Event
Female


Untitled
Etapa do Mundial de Stand Up acontece em Maresias.

A partir de 22 de outubro, a elite do stand up paddle invade as areias de Maresias, que recebe a etapa do mundial de SUP Wave.

A praia de Maresias recebe, pela primeira vez o AlmaSurf Mormaii International Stand Up World Tour, etapa brasileira do campeonato mundial de SUP Wave - antes realizada em Ibiraquera, Santa Catarina -, que acontece entre os dias 22 e 30 de outubro.

Além de reunir os melhores watermen do todo mundo - atletas do Hawaii, Califórnia, França, Tahiti, Austrália e claro, do Brasil - o evento marcará uma nova fase dos esportes aquáticos no país no que diz respeito ao stand up paddle wave, que em poucos anos, conquistou milhares de adeptos no mundo todo.

Aliás, o próprio slogan do evento - "Até quem estiver deitado na areia vai ficar de pé” -, é reflexo da característica principal do stand up paddle: a universalidade. O esporte está ao alcance de todos, sem qualquer distinção de sexo, idade ou habilidade prévia com qualquer boardsport.

Não foi por acaso que rapidamente o stand up paddle (SUP) ganhou, rapidamente, adeptos no mundo inteiro. Afinal, diferentemente do surf, o SUP pode ser praticado sem a presença das ondas - basta um pouco de coordenação motora e equilíbrio.

Claro que como em todas as modalidades esportivas, há diferentes níveis de performance. Percorrendo pelas páginas da grande rede, você já deve ter se deparado com surfistas dropando ondas grandes no Hawaii, Tahiti, Califórnia ou em qualquer outro lugar do mundo - o próprio Stand Up World Tour é o reflexo desta caracterísrica, e reúne a elite do SUP em diversas locações do mundo, que vão de Sunset à França ao Tahiti, Califórnia, e Brasil.

Mas, verdade seja dita, o surf com stand up paddle abraça todo tipo de praticante. Aliás, o SUP foi um dos grandes responsáveis por trazer o chamado simpatizante - não praticante do surf - para a água salgada, ou doce, no caso dos rios, lagos e represas. Justamente por conta disso, ele também foi motivo de revolta entre muitos surfistas, contrariados com a presença das “balsas” gigantes no line up, muitas vezes conduzidas por surfistas inexperientes - ingredientes fáceis para provocar acidentes no mar.

Por outro lado, para o surfista, o stand up paddle pode se revelar uma ótima saída nos dias de mar flat - principalmente se considerarmos o verão brasileiro, famoso pelos seus seguidos dias sem onda.

Existem três modalidades de SUP: Wave, Race e Freestyle.

Laird Hamilton e o SUP - A invenção do surf de stand up paddle é atribuída ao waterman havaiano Laird Hamilton, no final da década de 90. De acordo com a história (publicada no livro The Art of Stand Up Paddling), Laird queria levar sua filha para fazer tandem surf - modalidade em que o surfista fica em pé na prancha e segura uma pessoa ao alto enquanto surfa a onda - e pediu a seu pai (Bill Hamilton) que shapeasse uma prancha com 12 pés de comprimento.

Com a prancha já pronta, Laird deu início aos testes junto de seu amigo e companheiro de big surf,o também havaiano Dave Kalama. Em pé sobre a prancha, eles se locomoviam com um remo de canoa, alternativa que Laird descobriu ser muito eficiente para fortalecer todos os músculos do corpo, em especial as pernas. E assim, o stand up virou para Laird um dos melhores treinamentos para encarar as ondas bombásticas de Jaws.

“Para ficar em pé, remar e dropar uma onda, você emprega o quádruplo de força nas pernas em comparação ao surf convencional. Depois de um verão praticando stand up paddle em Malibu, voltei para Maui e minhas pernas estavam prontas para Jaws. Surfar ondas grandes tem tudo a ver com força nas pernas, coisa que o stand up me fornecia.”

Laird não tinha como saber que o stand up se tornaria a febre que virou. Para ele, era apenas mais um esporte, uma forma de treinamento. De dez anos para cá, o surf de stand up paddle invadiu as águas dos cinco continentes e se tornou um dos grandes fenômenos dos esportes aquáticos.

O stand up paddle surf marcará presença na praia de Maresias, São Sebastião - SP, entre os dias 22 e 30 de outubro com o AlmaSurf Mormaii International Stand Up World Tour, com a elite do esporte, representada por nomes como dos havaianos Kai Lenny, Kody Kerbox, Ikaika Kalama, Bonga Perkins, Duane Desoto, dos franceses Antoine Delpero e Peyo Lizarazu, dos brasileiros Leco e Picuruta Salazar, entre muitos outros.

Informações: www.almasurf.com / http://www.standupworldtour.com