Untitled
Veja o cartaz oficial do evento

Itararé, S.Vicente
13 e 14/Agosto


BATERIAS
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
FEMININA
EQUIPES

CRONOGRAMA

RANKING
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
FEMININA

Untitled
Don Domênico sai na frente no 16º A Tribuna de Surf Colegial em São Vicente e briga pelo sexto título no Circuito
Circuito assume perfil metropolitano com sedes distintas para cada etapa

Com a presença de cinco dos seis surfistas da equipe nas quatro finais, o Colégio Don Domênico faturou a primeira etapa do 16º A Tribuna de Surf Colegial, disputada sábado e domingo (13 e 14) na Praia do Itararé, em São Vicente. Dona de cinco títulos, a escola de Guarujá garantiu dois segundos lugares individuais nas finais deste domingo e na soma geral, garantiu 93 pontos, 13 a mais que a seu principal concorrente, o Colégio Adélia Camargo Corrêa, também de Guarujá, que faturou duas vitórias com seus alunos, Vitor Mendes, na categoria iniciantes (até 14 anos) e Edgard Groggia, na mirim (no máximo 16 anos).

Edgard, inclusive, abriu caminho para o seu terceiro título consecutivo do A Tribuna de Surf Colegial (é bicampeão iniciantes). Já nas outras categorias, todos triunfaram na competição pela primeira vez. No feminina, a vitória foi de Júlia Santos, do Primo Ferreira, de Santos.

Na iniciantes, Vitor Mendes segue a tradição da família. Seu irmão mais velho, Jessé, é um dos principais nomes da nova geração do surf e foi campeão do A Tribuna Colegial em 2009, na mirim, e 2005, na iniciantes. E na júnior, Gustavo Ribeiro, da Escola Estadual Silvia Polastrini, de Itanhaém, desbancou o favorito e vencedor da iniciantes em 2008, Yagê Araújo, do Don Domênico.

Assim como no primeiro dia de competição, as condições do mar estiveram complicadas, com ondas de meio metro. Porém, ao invés do Sol e calor do sábado, as finais foram realizadas em um dia de tempo fechado e com muito vento, que prejudicou ainda mais o desempenho dos competidores. “As condições não eram das mais favoráveis. Mas o esforço de todos compensou e vimos grandes disputas na água e também o surgimento de novos nomes para o cenário do surf na Baixada Santista”, disse o diretor técnico do circuito, Marcos Bukão.

E pela primeira vez, o A Tribuna de Surf Colegial foi disputado em São Vicente. O organizador do campeonato, Davidson Iuspa, destacou a realização na Praia do Itararé. “Esta primeira vez em São Vicente marca o início de um evento metropolitano. Pela primeira vez, também teremos etapas em três cidades diferentes da Baixada Santista. E isso é uma grande vitória para a organização. Por tudo que vimos, esperamos que esta etapa permaneça entre as cidades que recebem a competição”, comentou.

FINAIS - A primeira decisão foi na feminina. Local da Praia do Itararé, Julia Santos, do Primo Ferreira, usou seu conhecimento do mar para vencer com tranquilidade, após um 6,65 e um 6,25. Na segunda posição, ficou a revelação da categoria, Iara Stela, do Don Domênico.

“O fato de ser o local onde eu surfo, fez a diferença. Já entrei na água e fui para o local exato para pegar as melhores ondas. Consegui achar duas boas e me garanti”, declarou a competidora de 15 anos.

Em seguida, o público presenciou outra vitória soberana. Na iniciantes, Vitor Mendes, ficou na frente desde o início com um 6,5 e um 6,0. Já com o triunfo garantido, o surfista de 13 anos ainda teve tempo para registrar um 8,25 em sua última onda e fechar com chave de ouro sua primeira conquista do A Tribuna de Surf Colegial.

“O nível do campeonato estava muito alto. Conheço todos os meus adversários e sabia do potencial deles. Mas surfei bem e garanti duas notas altas, que me deram este título”, disse Vitor, que ao final da bateria somou 14,75 contra 7,75 do segundo colocado, Jefferson Veiga, do Francisco Martins dos Santos, de Praia Grande.

Na mirim, a conquista ficou com outro favorito: Edgard Groggia, também do Adélia. Dono da melhor atuação no primeiro dia de competição, com um 8,5, o guarujaense manteve o mesmo desempenho neste domingo e levou a bateria final com um 6,4 e um 6,0. A segunda posição ficou com Luan Rosa, do Colégio Itá, de São Vicente, que fez um 5,75 e 4,75.

“O mar estava meio difícil, só que eu surfei bem nas ondas boas que achei. No início estava até meio perdido, mas me encontrei e consegui administrar a bateria”, falou o surfista, atual bicampeão do Circuito na iniciantes.

Por último, a decisão mais disputada do dia. Na júnior, Gustavo Ribeiro, da Escola Estadual Silvia Polastrini, virou para cima de Yagê Araújo, do Don Domênico, a cinco minutos do fim, com um 6,4. Precisando de 6,15 para passar à frente novamente, Yagê ainda pegou uma boa onda no final, mas somou apenas 5,75. Com isso, o competidor de Itanhaém pôde comemorar seu primeiro título do A Tribuna de Surf Colegial.

“Já havia competido duas vezes, mas não tinha conseguido nenhuma vitória. Agora, vou brigar pelo título geral. Mas será muito difícil, pois o nível técnico está bastante alto”, afirmou o competidor de 16 anos e que está em seu primeiro ano na categoria júnior.

ATRAÇÕES - Além das disputas no mar, quem foi à Praia do Itararé assistiu à apresentação da banda de surf music ‘Pipeline’, após a cerimônia de premiação. Além disso, o público participou do sorteio de duas pranchas Silver Surf e de brindes da AntiQueda. Os presentes também se divertiram com as atrações montadas junto ao palanque, como o surf mecânico (igual ao touro, só que com prancha de surf) e futebol de sabão.

Outro destaque ficou para as brincadeiras como cabo de guerra, envolvendo também os espectadores. Já o Royal Surf Friends, clube de amigos surfistas de São Vicente, formado há 40 anos, realizou uma clínica de surf, com aulas teóricas e práticas, além de palestras com temas ligados ao surf e meio ambiente.

O 16º A Tribuna de Surf Colegial terá três etapas. A segunda disputa será realizada nos dias 1 e 2 de outubro, na Praia do Tombo, em Guarujá. E a disputa final nos dias 5 e 6 de novembro, na Praia da Guilhermina, em Praia Grande, sede dos dois últimos anos.

Com homologação da Federação Paulista de Surf e reconhecido pela Confederação Brasileira, o 16º A Tribuna de Surf Colegial tem os patrocínios das prefeituras de São Vicente, Guarujá e Praia Grande, da surfwear AntiQueda e da Sthill. Apoios da Silver Surf, da Teccel e da FMA Notícias, com a organização da Triesportes e realização da Tri FM, Sistema A Tribuna de Comunicação.


CONTEÚDO, OBJETIVIDADE, DINAMISMO
FMA NOTÍCIAS - FÁBIO MARADEI (MTB 22.214)
TELEFONES: (13) 8128.9529 - 7809.4396 - ID 90*8674
E-MAIL: contato@fmanoticias.com.br
SITE: www.fmanoticias.com.br – www.twitter.com/fabiomaradei