Untitled
AO VIVO
Tombo, Guarujá 1 e 2/Outubro
RANKING
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
FEMININA
EQUIPES
BATERIAS
JUNIOR
MIRIM
INICIANTES
FEMININA
|
Untitled
“Em casa”, Don Domênico repete a vitória na 2ª etapa do 16º Circuito A Tribuna de Surf Colegial, em Guarujá
Disputas eletrizantes deixaram tudo em aberto no 16º A Tribuna de Surf Colegial, após a segunda etapa, disputada sábado e domingo, dias 1 e 2, na Praia do Tombo, em Guarujá. A competição, que marcou o retorno da Cidade ao circuito, teve o domínio dos atletas e escolas locais. Em nenhuma disputa, houve a definição de título, por antecipação, deixando ainda mais emocionante a decisão do ranking, nos dias 5 e 6 de novembro, em Praia Grande.
Com surfistas em todas as finais e faturando três das quatro categorias individuais, o Colégio Don Domênico repetiu o primeiro lugar da abertura do Circuito, ficando mais perto do hexacampeonato. A escola ergueu as taças com Iara Stela, na categoria feminina, Leonardo Guimarães, na iniciantes, e Yagê Araújo, na júnior. O bom desempenho garantiu o primeiro lugar na pontuação por equipes, com 108 pontos.
Já o Adélia Camargo Corrêa, dono de nove títulos, ficou em segundo lugar, somando 93 pontos, e também comemorou uma vitória individual, com Wesley Santos, na mirim. A melhor escola pública foi a Presidente Tancredo Neves, também de Guarujá com o quarto lugar, marcando 27 pontos.
Quem esperava pelas vitórias de Victor Mendes, na iniciantes, e de Edgard Groggia, na mirim, se surpreendeu com as performances de Leonardo Guimarães e Wesley Santos, que encaixaram boas manobras e garantiram uma boa pontuação para Don Domênico e Adélia, respectivamente. “Em 16 anos de competição, essa é com certeza uma das disputas mais emocionantes”, destacou o diretor técnico do circuito, Marcos Bukão.
Diferente do primeiro dia, as condições do mar estavam boas, com ondas de até um metro e boa formação. O tempo, no entanto, não colaborou. Com ameaça de chuva, o céu nublado só deu trégua no início das finais.
A etapa na Praia do Tombo marcou o retorno de Guarujá, após dois anos, ao circuito do A Tribuna de Surf Colegial. “É a Surf City da região, estou super contente por retornar ao Guarujá”, disse Roberto Santini, diretor-presidente da TV Tribuna e idealizador do A Tribuna de Surf Colegial, que homenageou a Associação de Surf de Guarujá, entregando três pranchas de surf Silver Surf Teccel, para o incentivo ao esporte nas categorias de base.
Ele destacou, ainda, que a ideia surgida há 16 anos se manteve intacta e continua com o mesmo objetivo. “Não vamos virar um grande campeonato. Temos o nosso propósito que é revelar grandes talentos, mas sem deixar a educação de lado. Por isso que o diretor de cada escola precisa atestar que o atleta realmente está estudando”, afirmou.
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta, também celebrou o retorno. "É a grande oportunidade de Guarujá voltar em grande estilo. A Praia do Tombo é a única da América Latina que é certificada com controle ambiental, Bandeira Azul, e apropriada para esse tipo de prática", disse. "Aqui surgiram grandes nomes do surf mundial e tenho que certeza que campeonatos como o A Tribuna de Surf Colegial contribuem para que surjam outros surfistas de destaque", complementou.
FINAIS - Antes das finais, o público ganhou, de aperitivo, uma bateria especial, sem regras, valendo a manobra mais radical, a AntiQueda Expression Session. Os atletas entraram no mar e soltaram o repertório de manobras. Quem levou a melhor foi Pedro Miguel, do Don Domênico, com um aéreo reverse, faturando 300 reais em mercadorias da AntiQueda, patrocinadora oficial do Circuito, desde a sua criação.
Nas baterias decisivas, o que se viu foram grandes atuações. Favorita na disputa da feminina, Julia Santos, do Primo Ferreira, de Santos, não confirmou a tendência e viu Iara Stela, do Don Domênico, e Beatriz Costa, do Adélia, dominarem a disputa, com viradas e equilíbrio até o final.
Iara, com somatório de 9 pontos, conquistou a etapa. Beatriz, com 7,75, ficou no segundo lugar e Julia em terceiro. “A minha sequência com rasgada e batida, com conclusão boa, foram fundamentais para a vitória. Agradeço a escola por todo suporte na disputa”, disse Iara.
Na sequência, uma surpresa para o público na categoria iniciantes. O favorito Victor Mendes, do Adélia, irmão do surfista Jessé Mendes, foi superado por Leonardo Guimarães, do Don Domênico, irmão de outro conhecido surfista, Sidney Guimarães e que também já faturou título no A Tribuna. Léo mostrou um bom surf e alcançou 12,65 pontos, com rasgadas e rabetadas.
Após liderar quase toda a bateria, Victor ficou em segundo, com 11,50. “Ele venceu 19 minutos, mas no final acertei uma sequência boa e sai vitorioso”, vibrou Léo, valorizando a disputa. “O Léo surfou muito bem, pegou as principais ondas e mereceu a vitória”, elogiou Victor.
Preparando-se para a Divisão de Acesso do WQS (dia 11 de outubro, em Ubatuba), etapa do circuito mundial profissional, Wesley Santos, do Adélia, mostrou porque é considerado uma das principais promessas do surf nacional com a vitória na mirim. O aéreo rodando, com conclusão perfeita, foi o que garantiu a vitória de Wesley, superando o favorito e companheiro de equipe, Edgard Groggia, que venceu a primeira etapa e poderia ter garantido o título hoje.
“É sempre bom disputar com o Edgard. É garantia de grandes baterias”, valorizou o vitorioso. Já o segundo colocado reconheceu a superioridade do amigo, mas lembrando que a disputa segue em aberto. “Hoje foi o dia do Wesley, não deu para mim. Vamos decidir isso na Praia Grande”, ressaltou.
Na júnior não teve para ninguém. Yagê Araújo, do Don Domênico, confirmou o favoritismo e venceu com sobras a disputa. A somatória foi a maior do dia, com 14,90 pontos. O baiano, radicalizado em Guarujá, garantiu uma boa vantagem com o aéreo completo e depois conduziu a vitória, sem ser incomodado pelos adversários. “Já ganhei o A Tribuna de Surf Colegial (2009) e quero mostrar que posso vencer mais uma vez. É sempre bom disputar esse torneio”, anunciou.
ATRAÇÕES – Além das disputas no mar, quem foi à Praia do Tombo colaborou com a limpeza na areia e na água por meio de gincanas ecológicas. A iniciativa da organização do evento é uma forma de retribuir o espaço cedido em uma das únicas praias do Brasil que possui a certificação Bandeira Azul.
Distribuição de brindes para quem recolhesse mais lixos ou produzisse a melhor frase de conscientização foram alguns dos destaques. Na barraca, montada ao lado do palanque, o público pode curtir palestras sobre meio ambiente e surf. O público também participou do sorteio de uma prancha Silver Surf e de brindes da AntiQueda. Nas areias, brincadeiras como cabo de guerra, torneio de flexões e surf mecânico (igual ao touro, só que com prancha de surf) e futebol de sabão.
O 16º A Tribuna de Surf Colegial conta com três etapas. A disputa final será nos dias 5 e 6 de novembro, na Praia da Guilhermina, em Praia Grande, sede dos dois últimos anos. Os resultados completos no site www.triesportes.com.br.
CONTEÚDO, OBJETIVIDADE, DINAMISMO
FMA NOTÍCIAS - FÁBIO MARADEI (MTB 22.214)
TELEFONES: (13) 8128.9529 - 7809.4396 - ID 90*8674
E-MAIL: contato@fmanoticias.com.br
SITE: www.fmanoticias.com.br – www.twitter.com/fabiomaradei
16º A Tribuna de Surf Colegial pode ter os seus primeiros campeões neste domingo em Guarujá
FINAIS SERÃO REALIZADAS, A PARTIR DO MEIO-DIA
Os primeiros campeões do 16º A Tribuna de Surf Colegial podem ser conhecidos neste domingo (2), na 2ª etapa do Circuito, na Praia do Tombo, em Guarujá. Três atletas competem com chances de entrar para a galeria de títulos do evento, que já conta com grandes e importantes nomes do surf brasileiro, como Adriano de Souza, o Mineirinho, Heitor Pereira, Cláudia Gonçalves, Júnior Faria, Jessé Mendes e Deivid Silva.
Um deles, na verdade, pode aumentar a sua participação. Edgard Groggia, do Adélia Camargo Corrêa, levou os dois últimos anos na iniciantes, e agora lidera a mirim. Entre as meninas, quem pode erguer a taça, por antecipação, é Julia Santos, do Primo Ferreira, de Santos, enquanto que na iniciantes, Vitor Mendes, também do Adélia, pode seguir os passos do irmão.
O Circuito terá três etapas e nas disputas individuais, são válidos os dois melhores resultados. Edgard, Julia e Vitor podem alcançar 100% de aproveitamento, descartando, assim, a final. Já na júnior, o vitorioso em São Vicente, Gustavo Ribeiro, da Escola Estadual Silvia Polastrini, de Itanhaém, ficou de fora dessa vez, deixando a briga pelo título em aberto.
A competição começou neste sábado, com sol e ondas de meio metro. Entre os destaques do dia, Pedro Miguel, do Don Domênico, fez bonito na categoria júnior, garantindo nota 9,5, a melhor do dia. Antes, em sua estreia, já tinha feito bonito, com notas 7,5 e 8. Quem também achou e dominou bem as ondas foi Edgard Groggia, com a maior somatória do dia, 16,5 pontos de 20 possíveis, na mirim.
O domingo fica reservado para as semifinais e finais das quatro categorias. Os surfistas voltam ao mar a partir das 9h30, primeiro com a categoria feminina. As decisões serão realizadas das 12h10 às 13h30. Todas as manobras também podem ser acompanhadas ao vivo pela internet, no site www.triesportes.com.br.
ESCOLAS - Além das disputas individuais, há em jogo o título por escolas (valendo os três resultados). Nesse assunto, Adélia Camargo Corrêa e Don Domênico, colégios de Guarujá, dominam o favoritismo, por contarem com equipes fortes, estruturas na praia e investimentos em bolsas de estudo. Neste sábado, o Don Domênico, vitorioso na etapa inicial e buscando o sexto título no Circuito, terminou o dia na frente, com o rival em segundo lugar.
Dono de nada menos que nove títulos, sendo sete consecutivos, e ainda cinco vices, o Adélia foi o pioneiro em “adotar” surfistas com bolsas de estudo para contar com equipes fortes e vencedoras. “Procuramos surfistas nas escolas de ensino público e oferecemos bolsas 100%. Em alguns casos, dependendo da renda da família do surfista, estendemos o benefício para os uniformes e material didático”, conta o coordenador do Adélia, Hugo Vinicius dos Santos, lembrando que além do surf, o atleta precisa se destacar nos estudos.
Entre os exemplos de alunos que ganham a bolsa está o mais recente, Vitor Sodré, que na etapa inicial foi o quarto colocado defendendo ainda a EM Lucimara de Jesus, e ganhou a bolsa. “Acreditamos no potencial dele”, afirma Hugo, lembrando outros destaques nesses 16 anos de participação, como Leonardo Oliveira, Roni Bonetti e Jessé Mendes.
Para ele, a concorrência com o Don Domênico é saudável. “Ajudou a valorizar o campeonato”, destacou. A mesma opinião tem o diretor do rival, Marcelo Passaes. “Só faz com que o Don Domênico invista mais a cada ano e temos sempre de nos superar. É bom para a escola e, principalmente para os alunos”, comenta Passaes.
Ele conta que o colégio decidiu apostar nas bolsas de estudo ao “enxergar” a possibilidade de fazer um trabalho de inclusão social e também pela divulgação na mídia. “A Tribuna é uma marca muito forte. É uma situação boa para o colégio e para os alunos. Seria interessante outras escolas particulares investirem também”, explica.
Passaes afirma que a proposta é mais ampla do que só ganhar títulos. “Claro que queremos ser campeões, mas a ideia é que os alunos garantam boas atuações nas ondas e também nos estudos. Oferecemos bolsas e acompanhamos o desempenho nas notas. Eles têm facilidades, como provas em horários diferenciados quando estão em competições, mas se repetirem de ano, podem perder a bolsa. Tudo é disciplinado e acompanhado de perto pelo professor”, ressalta o diretor.
Fora do mar, a atração foi o surf mecânico, uma adaptação ao famoso Touro Mecânico, só que com a prancha de surf. Houve, também, massagens, além de várias atividades recreativas e o Quiz AntiQueda, com sorteio de brindes. O público também concorrerá a uma prancha Silver Surf/Teccel.
CONTEÚDO, OBJETIVIDADE, DINAMISMO
FMA NOTÍCIAS - FÁBIO MARADEI (MTB 22.214)
TELEFONES: (13) 8128.9529 - 7809.4396 - ID 90*8674
E-MAIL: contato@fmanoticias.com.br
SITE: www.fmanoticias.com.br – www.twitter.com/fabiomaradei
Guarujá volta a receber etapa do Circuito A Tribuna de Surf Colegial
Uma das cidades com maior identidade com o surf no Brasil, Guarujá está de volta ao Circuito A Tribuna de Surf Colegial. Junto com Praia Grande e São Vicente, o município será uma das sedes da 16ª edição do campeonato, o mais tradicional do País e referência no segmento. O anúncio oficial foi realizado nesta segunda-feira (13) pelo diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, e pela prefeita Marieta Antonieta de Brito, no Paço Municipal de Guarujá, na presença de vários representantes da modalidade.
Nomes de destaque na história do surf, como Neno Matos e Jojó de Olivença, que já representaram o Brasil no Circuito Mundial e têm em seus currículos títulos nacionais, prestigiaram o ato, ao lado de representantes de várias escolas de surf e da Associação de Surf do Guarujá. Também estiveram presentes Silvio da Silva, presidente da Federação Paulista de Surf, e Marcos Bukão, diretor da Confederação Brasileira, ambos à frente da organização técnica do Circuito.
Nesses 15 anos de disputa, Guarujá sempre esteve muito bem representada, com campeões, alguns com fama internacional, como Adriano de Souza, o Mineirinho, que iniciou no A Tribuna (foi campeão em 1999) e hoje é líder do ranking mundial profissional, e com escolas, como Adélia Camargo Corrêa (campeão nove vezes) e o Don Domênico (pentacampeão), que garantem bolsas de estudos aos alunos, dominando os títulos das 14 últimas edições.
Com sede em 12 dos 15 anos de disputas do campeonato, a cidade retorna após dois anos do evento realizado somente em Praia Grande. Agora com status de campeonato metropolitano, Guarujá terá a segunda etapa no final de setembro, na Praia do Tombo. Para Roberto Santini, a volta de Guarujá ao cenário confirma a força da Cidade, sempre muito bem representada por grandes campeões e escolas.
“Há 16 anos criamos esse circuito com o objetivo de unir esporte com o estudo. Desde então, esse sonho tem sido realizado e dando frutos que a gente nem esperava. Hoje temos vários atletas que são destaques até no cenário mundial, como o Adriano de Souza, que iniciaram no nosso campeonato, que tem o foco de revelar talentos. Também temos muitas escolas, sobretudo em Guarujá, que garantem bolsas de estudos aos alunos, por ser surfistas. É uma forma de auxiliarmos no futuro desses jovens”, afirmou Santini.
BANDEIRA AZUL - Para a prefeita, é uma honra para a comunidade ter o Circuito de volta. “O Circuito A Tribuna de Surf Colegial faz parte da historia da nossa Cidade, é um campeonato reconhecido. É fundamental para alavancar a auto-estima das nossas crianças pelo estudo e mostra que é possível aliar a educação com a prática esportiva”, afirmou a prefeita, lembrando que Guarujá tem total ligação com o esporte.
“O surf faz parte do DNA das nossas crianças. Nós temos 17 escolas de surf, vários programas sociais envolvendo o surf, atividades na nossa área pública com estímulo ao surf”, destacou Marieta.
Para ela, a realização de um circuito tão importante novamente na Praia do Tombo, é uma forma de divulgar ainda mais a condição de primeira praia da América Latina a receber o selo Bandeira Azul, certificado de excelência da Fundação para a Educação Ambiental, instituição ligada à ONU – Organização das Nações Unidos e à União Européia, atestando o local como uma referência mundial de balneabilidade e organização. “Temos todo o apelo educacional, permitindo que o mundo conheça o que temos de melhor, seja no aspecto humano, com nossas crianças, ou do cuidado turístico e ambiental”, anunciou.
O diretor técnico do Circuito, Marcos Bukão, apresentou números que credenciam o evento como referência no segmento. “Nesses 15 anos mais de 4 mil atletas passaram pelo Campeonato. Foram muitos nomes revelados, alguns que seguiram carreiras profissionais, porém mais do que surfistas, o evento estimulou educação a todos. Sociedade sem educação não tem futuro”, falou.
ETAPAS – o 16º Circuito A Tribuna de Surf Colegial terá três etapas e, pela primeira vez, característica de metropolitano. A abertura do ranking será em São Vicente, nos dias 13 e 14 de agosto. Na sequência, Guarujá em setembro, e a final nos dias 5 e 6 de novembro, em Praia Grande. As inscrições serão realizadas sempre 20 dias antes de cada etapa.
São quatro categorias individuais e a principal atração, a disputa por escolas. Podem participar alunos com até 18 anos de idade, das escolas de ensino médio e fundamental, de Bertioga a Peruíbe. Os competidores estarão divididos nas categorias iniciantes (até 14 anos), mirim (no máximo 16 anos). júnior e feminina (ambas com limite de 18 anos).
Todas as disputas são transmitidas ao vivo pela internet, no site www.triesportes.com.br. Além das disputas nas ondas, o evento tem atrativos nas areias, começando com o College Girl AntiQueda, concurso que escolhe a aluna mais bonita da praia, também valendo pontos para ranking por escolas. Outro destaque fica para a arena, contando com o palanque de julgamento, área vip, arquibancada, tenda de fisioterapia e palco para o desfile da College Girl AntiQueda.
Com homologação da Federação Paulista de Surf e reconhecido pela Confederação Brasileira, o 16º A Tribuna de Surf Colegial tem os patrocínios das prefeituras de São Vicente, Guarujá e Praia Grande, além da surfwear AntiQueda (no circuito desde a primeira edição) e Sthill. Também seguem na parceria a Silver Surf e a FMA Notícias. A organização é da Triesportes, com realização do Sistema A Tribuna de Comunicação.
CONTEÚDO, OBJETIVIDADE, DINAMISMO
FMA NOTÍCIAS - FÁBIO MARADEI (MTB 22.214)
TELEFONES: (13) 8128.9529 - 7809.4396 - ID 90*8674
E-MAIL: contato@fmanoticias.com.br
SITE: www.fmanoticias.com.br – www.twitter.com/fabiomaradei
|
|